Amigas, Memórias, Cheiros… Biscoitos


Diário da Nalu 31.jul.15 Nenhum Comentário

Olá CoziBelas! Como vão?
Recentemente fiz uma chá entre minhas amigas e fiz deliciosos biscoitos amanteigados e aromatizados com essência de baunilha para elas levarem como lembrança do nosso encontro. Amo fazer biscoitos, faço também decorados e sem nenhum confeito para vender, acho lindo e uma ótima opção para o lanche da tarde ou para presentear quem queremos bem e gostamos tanto.
blogger-image-353907598
Aqui no Rio não é comum encontrarmos biscoitos artesanais para vender, mais raro ainda encontrar alguma família que tenha a tradição de fazer biscoitos. Mas isto está mudando, as biscoiteiras estão introduzindo aos poucos o ato de dar como lembranças em festas esses biscoitos tão deliciosos.Tudo indica que foram os alemães que trouxeram para o Brasil esse costume de fazer biscoitos.
Lá é costume, logo no início de dezembro, as famílias se reunirem para fazer os famosos biscoitinhos, que antigamente também serviam de ornamentos para os pinheiros. Alguns eram colocados em latas para durarem até a ceia, outros enfeitavam os pinheirinhos e outros eram consumidos durante os quatro domingos do Advento.
blogger-image-602823699

As memórias olfativas possuem uma ligação muito forte com fatores emocionais, por isso, ao evocar um momento do passado por meio de estímulos olfativos, o cérebro também resgata outras sensações, como alegria e euforia. Li uma vez que podemos deixar boas lembranças associadas a um aroma específico na memória das crianças. Eu mesma tenho um exemplo: Toda vez que faço biscoitos, lembro de quando tinha 3 anos de idade e na escola eu e meus coleguinhas fizemos biscoitos durante uma atividade. Na minha infância também ganhei uma fabriquinha de biscoitos que tenho até hoje (já falei sobre ela num post anterior).

Sou apaixonada pelo mundo dos biscoitos e espero conhecer mais a história deles aqui no Brasil (mas para isso terei que ir até o Rio grande do sul… espero que seja em breve). É importante saber como tudo começou e espero aprimorar meu trabalho mais e mais.
beijos e abraços, até mais!

Comentários

Escreva um Comentário

Seu email não será publicado ou compartilhado. Os itens com * são obrigatórios (:



Ana Luíza

Ana Luíza

Cozinho para a felicidade, sou Ana Luíza Beniz. Carioca, Cozinheira, Confeiteira e Blogueira de Gastronomia.