Batata doce com lagostinha gratinada com queijo: Um dia de compromissos.


Receita 05.jun.15 Nenhum Comentário

Olá, CoziBelas! Como vão? Hoje tive um dia de muitos compromissos: faculdade, trabalho, blog, encontro com a minha irmã na faculdade dela, que fica muuuitooo longe da minha, nossa! Fiz muita coisa hoje! Aí você chega em casa e só quer saber de tomar um banho, comer algo e ir dormir, sem aquele entusiasmo de cozinhar algo gostoso para comer, devido ao cansaço e por achar que vai demorar muito.
 Então, decidi lutar contra o cansaço e a falta de entusiamo, ouvi uma boa música e pensei cá comigo: “Se eu cozinho pra todo mundo, por que não vou cozinhar o que gosto todos os dias pra mim?” Nem sempre é possível cozinhar todos os dias, mas sempre que posso busco fazer algo diferente e gostoso. Antes de sair de casa deixei lagostinhas na geladeira, para faze-las assim que eu voltasse pra casa.Quando cheguei em casa, vi que tinha tinha batata doce, então resolvi usa-las para acompanhar o lagostinha gratinada com queijo. Vejam como ficou:
CSB R
Vamos à receita?
Tempo de preparo: 1 hora e meia
Rendimento: 6 porções
Ingredientes para a batata doce gratinada com queijo:
  • 500 g de batata doce
  • 300 g de lagostinha
  • 20 ml de azeite
  • 300 g de queijo branco ralado
  • 10 g de orégano para decorar
Ingredientes para o Molho de Lagostinha:
  • Todas as cabeças e cascas da lagostinha
  • 20 ml de óleo
  • ½ cebola picada grosseiramente
  • 1 folha de louro
  • talos de salsinha
  • 30 g de extrato de tomate
  • 200 ml de água
  • sal a gosto
Pré- Preparo da Receita:
  1. Retire a cabeça e a casca da lagostinha e reserve.Separe num outro recipiente a sua carne e tempere com sal.
  2. Aqueça uma panela, acrescente 20 ml de azeite, e coloque a lagostinha até ficar dourada. Reserve em seguida. Obs: Se você deixar por muito tempo a carne no fogo, ela ficará borrachuda.

Modo de Preparo:

  1. Numa panela, aqueça 20 ml de óleo, quando estiver bem quente acrescente as cabeças e as cascas da lagostinha, quando formar uma crosta dourada no fundo da panela, acrescente 200 ml de água, a folha de louro, os talos de salsinha, extrato de tomate e o sal. Deixe cozinhar por 20 minutos com a panela destampada, depois retire do fogo, passe o caldo numa peneira ou escorredor, e volte novamente com o caldo no fogo, até que fique bem consistente, como a textura que está na foto acima.
  2. Enrole as batatas doces com casca no papel alumínio e leve ao forno para cozinhar a 200ºc, por 30 minutos, até que ela fique macia por dentro. Lembrando que o tempo pode variar de acordo com o tamanho da batata.
  3. Após retirar as batatas do forno, descasque e amasse todas elas. Se quiser, pode temperar com um pouco de sal e pimenta branca. Eu preferi não colocar nada, pois gosto muito do sabor natural da batata doce.
  4. Arrume as batatas amassadas num tabuleiro ou uma travessa, coloque as lagostinhas em cima, acrescente o queijo ralado e coloque o orégano. Leve ao forno a 180ºc, até o queijo derreter, se preferir.
CSB R (1)
Monte seu prato como preferir, e bom apetite.
E aí? Gostaram da receita? Espero que sim!
beijos e abraços, até mais!

Comentários

Escreva um Comentário

Seu email não será publicado ou compartilhado. Os itens com * são obrigatórios (:



A CoziBela

A CoziBela

Sou Ana Luiza Beniz.Carioca,Gastronôma, Confeiteira e Blogueira de Gastronomia.Seja bem-vindo ao Cozinhando Sempre Bela, meu Docinho!