Participando do Fórum de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro


Diário da Nalu 04.out.15 Nenhum Comentário

Olá, Cozibelas, quanto tempo! Tudo bem com vocês? Para quem não leu meu aviso aqui no blog ou Facebook, eu tinha dito que ficaria ausente até dezembro e só voltaria pra compartilhar momentos bem legais que eu estivesse vivenciando. Pois bem, estou aqui para contar como foi participar do Fórum de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sim, eu fui! Em meio a vida corrida e a faculdade, dei uma escapada e participei um pouquinho de um dos dois dias de fórum.
O fórum deste ano foi em caráter comemorativo,  “VI Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade – Rio+450” que abordou elementos da gastronomia que foram e serão importantes no processo de formação da Cidade do Rio de Janeiro.O evento aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro, no auditório do Bloco N do Centro de Ciências da Saúde, à Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária (Ilha do Fundão), Rio de Janeiro.
blogger-image--1787184798
Fui no dia 22 de setembro na parte da manhã, na abertura do evento. Cheguei lá às 09:00 e já havia uma deliciosa mesa farta para o nosso café da manhã. A mesa estava repleta de sanduíches, frutas, melancia, bolo, café, sucos, hummm… tudo uma delícia. Estava bom demais, parabéns aos alunos e professores que preparam. Às 09:30 houve a primeira mesa de abertura, com diretores e professores do curso explicando sobre o evento e agradecendo a todos pela presença.
blogger-image-171416358 blogger-image-1220766898
blogger-image-1817187903 blogger-image--141623147
Na primeira mesa com os palestrantes o tema abordado foi: “Construção do gosto no Rio de Janeiro” , com a  participação do chef Danio Braga, e os professores da UFRJ, Enrique Rentería e Marco Schneider. Foi debatido sobre a evolução da comida no Rio de janeiro, a mudança de hábitos dos cariocas em relação a alimentação e sobre o papel dos estudantes formados em Gastronomia atuando na sociedade.Um debate muito rico e sábio.
blogger-image--1067905416
Antes de ir embora, aproveitei para degustar as provas de alguns expositores que lá estavam e comprar também. Abaixo estão as fotos que postei no Instagram e meus comentários a respeito.
blogger-image--431922959
blogger-image--2009269653
“Aí chega o intervalo do evento e bate aquela fome, o que comer? Onde? No @monsieurb_foodtruck !!! Gente, já comi meu burger e ficou aquele gostinho de quero mais. rsrs Parabéns a toda equipe pela dedicação e carinho com os clientes. Ah! Não posso deixar de dizer que o Café na Roda estava num capricho só e o bolo com café que comi estava maravilhoso. Pena que o evento está acabando, está tão bom.”
 blogger-image-1934396711
“Provando uma deliciosa caponata de berinjela em mais um dia de fórum. Que delícia!!!”
blogger-image--1144496831
“Acabei de provar esse delicioso suco de laranja, sem conservante e açúcar. Muito bom!!!”
blogger-image--1241565477
“Aí no intervalo do evento você para provar o delicioso brownie do @g.patisserie .”
blogger-image--1647069886
“Vejam só que projeto legal encontrei por aqui dos alunos de Gastronomia da UFRJ. “Potluck Solidário” é uma ação de responsabilidade social envolvendo gastronomia e solidariedade, o projeto é uma criação Associado ao conceito “Giving is taking” – em português “É dando que se recebe” – consiste em divulgar o Curso de Bacharelado em Gastronomia da UFRJ a partir da troca de um pote de algum elemento gastronômico preparado pelos alunos por um brinquedo novo ou usado que será doado a instituições de caridade. É a primeira vez que vejo um projeto de solidariedade envolvendo a gastronomia, com certeza há muitos outros por aí, mas é o primeiro que conheço pessoalmente. Super apoio esse tipo de iniciativa, se possível não deixem de participar. 😉 Os alunos e professores estão de parabéns pela iniciativa. Quem quiser saber mais, pode encontra-los no Facebook como “PotLuck Solidário” , a página está sempre atualizada e é possível tirar todas as suas dúvidas. Ah! Ganhei também alguns desses biscoitos deliciosos, estavam divinos.”
 Parabéns a toda organização do evento, foi muito bom bom.


Gostaram? Em breve tem mais. 

beijos e abraços, até mais!

Comentários

Escreva um Comentário

Seu email não será publicado ou compartilhado. Os itens com * são obrigatórios (:



Ana Luíza

Ana Luíza

Cozinho para a felicidade, sou Ana Luíza Beniz. Carioca, Cozinheira, Confeiteira e Blogueira de Gastronomia.