As Artes de Mesa: da sala de jantar aos objetos de aparato


Comida, Notícia 27.abr.17 Nenhum Comentário

Olá Docinhos! Não percam a oportunidade de visitar a Casa Rui Barbosa em Botafogo, no Rio de Janeiro.

A imagem pode conter: tabela e área interna

O Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos (PPGMA) da Fundação Casa de Rui Barbosa promove o curso “As Artes de Mesa: da sala de jantar aos objetos de aparato (sec. XVIII a XX)”, ministrado pelo prof. dr. Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa.

As aulas serão de 9 a 12 de maio, de terça a sexta-feira, das 18 às 21 horas, na sala de cursos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB). As inscrições são gratuitas mediante preenchimento obrigatório de formulário online. As vagas são limitadas. Haverá certificado de participação para quem tiver frequência de 75%.Mais informações: secretaria.mestrado@rb.gov.br

Abordando os ambiente, rituais e elementos das salas dos séculos XVIII e XIX em Portugal e no Brasil, as aulas convidam a refletir sobre as diferentes facetas da sala de jantar desde sua criação às distintas vivências pelas quais foram passando até o século XX, tendo como pano de fundo não só a realidade luso-brasileira como também a de diversos países do mundo ocidental. Outro enfoque será a sociabilidade à mesa, que foi se alterando dentro de uma sociedade em permanente mudança.

Analisando a passagem do serviço à francesa para o serviço à russa, sobretudo no século XIX, será visto como emergiu um testemunho e memória da refeição, o menu, que viria a assumir um papel relevante por todo o mundo, principalmente durante a Belle Époque.

:: Programa

A sala de jantar e a sua evolução histórica
A sala de jantar no espaço doméstico
As decorações integradas de sala de jantar
A etiqueta da mesa segundo diversos manuais
Mobiliário de sala de jantar
Prataria de mesa
Os surtout de tablet de bronze
Porcelanas e outras cerâmicas
Vidros e cristais

Sobre Gonçalo de Vasconcelos e Sousa

Gonçalo de Vasconcelos e Sousa, prof. doutor da Escola de Artes da Universidade Católica Portuguesa, é autor de diversas obras sobre Artes Decorativas, entre elas: Pratas Portuguesas em coleções particulares: séc. XV ao séc. XX; e Artes da mesa em Portugal: do século XVIII ao século XXI. Além disso, foi coordenador dos volumes Matrizes da investigação em artes Decorativas. Atualmente é diretor da Revista de Artes Decorativas.

Doces Abraços!

 

 

Comentários

Escreva um Comentário

Seu email não será publicado ou compartilhado. Os itens com * são obrigatórios (:



Ana Luiza

Ana Luiza

Cozinho para a felicidade, sou Ana Luiza Beniz. Carioca, Cozinheira, Confeiteira e Blogueira de Gastronomia.