Conheça o ‘flower cake’, bolo recheado de flores comestíveis


Comida, Doce, Notícia 12.set.17 Nenhum Comentário

Olá Docinhos! Amélia Lino é uma cake designer apaixonada por flores, precursora no Brasil da técnica de flower cake (bolo florido) com glossy buttercream (creme de manteiga translúcido). Advogada, natural de Quirinópolis, Goiás, costumava sair de sua cidade para acompanhar o marido, o engenheiro civil José Geraldo, em seus projetos de construção pelo Brasil. Em Porto Velho, a paixão pelos bolos começou a tomar forma. Amélia fazia bolos para amigos, parentes, vizinhos e começou a conquistar clientes.

Resultado de imagem para Conheça o 'flower cake', amelia lino

Em 2016, ela abriu seu ateliê de bolos. Em março daquele ano, montou o primeiro curso em Goiânia. Depois, começou a percorrer o Brasil para ensinar a fazer flower cakes. José Geraldo largou a construção civil, e Amélia ganhou um novo aliado. Ela esteve em Barcelona fazendo cursos de especialização e seguiu adiante transmitindo sua técnica.

Resultado de imagem para Conheça o 'flower cake', amelia lino

Os flower cakes sempre chamaram a sua atenção. A técnica preferida de Amélia é a do glossy buttercream, um creme translúcido e colorido que permite decorar os bolos com flores comestíveis, que surgiu na Europa e conquistou enorme popularidade na Coreia do Sul. Sua base é a manteiga, que, incorporada ao merengue italiano, ganha a consistência ideal para a decoração.

Resultado de imagem para Conheça o 'flower cake', amelia lino

Além de técnica, o creme perfeito exige temperatura exata dos ingredientes e do ambiente. Com muito treino e observação, Amélia desenvolveu truques que ensina aos alunos, para que ninguém dependa de termômetro, especialmente no Brasil, onde as temperaturas podem variar bastante. Em seus cursos, pede a eles que toquem no creme, para testar a consistência, e provem, para sentir o sabor. É essencial aprenderem a trabalhar o tingimento, porque a manteiga brasileira é mais amarela, o que influencia na obtenção da cor desejada.

Resultado de imagem para Conheça o 'flower cake', amelia lino turmas

Com turmas lotadas, Amélia conta com a ajuda de ex-alunas que a apoiam durante toda a aula, seja batendo cremes, colorindo ou ensinando a confeitar. Ela faz questão de passar de mesa e mesa, ensinando os alunos a modelarem cada pétala.Em março deste ano, trouxe ao Brasil, para um curso em Brasília, a sul-coreana Yuna, profissional que viaja pelo mundo ensinando técnicas básicas e avançadas de flores.

Resultado de imagem para Conheça o 'flower cake', amelia lino sul coreana yuna

Depois de oito horas de aula prática, mesmo os que têm pouco conhecimento de confeitaria saem do curso fazendo lindos buquês, e com o certificado na mão. O resto vem com a prática.

Resultado de imagem para Conheça o 'flower cake', amelia lino sul coreana yuna

Com uma caminhonete abastecida de açúcar, manteiga, corantes, seis batedeiras e bicos para confeitar, Amélia percorre o Brasil ensinando. Sua agenda está lotada até o fim de novembro, com cursos pelas capitais de Norte a Sul do país. Seu objetivo?

— Ter um mundo mais florido — diz ela.

Resultado de imagem para Conheça o 'flower cake', amelia lino

Espero conhece-la um dia e ter o prazer de aprender essa maravilhosa técnica para compartilhar com vocês meus docinhos.

Doces Abraços Docinhos!

 

Comentários

Escreva um Comentário

Seu email não será publicado ou compartilhado. Os itens com * são obrigatórios (:



A CoziBela

A CoziBela

Sou Ana Luiza Beniz.Carioca,Gastronôma, Confeiteira e Blogueira de Gastronomia.Seja bem-vindo ao Cozinhando Sempre Bela, meu Docinho!