Retrospectiva – Cursando a faculdade de Gastronomia


Diário da Nalu 19.out.15 4 Comentários

Oi! Tudo bem com vocês? Estive praticamente de “férias” semana passada devido ao feriado e ao dia do mestre, está muito bom para quem teve uma semana de provas tensa na faculdade. Estou fazendo muitas gostosuras para os eventos dos quais vou participar, no próximo post contarei mais detalhes, combinado?
Esses dias estava fazendo uma retrospectiva na minha cabeça sobre o meu ingresso na faculdade de Gastronomia… Nossa! Passou muito rápido e já vou me formar, não dá pra acreditar. Entrei na faculdade no segundo semestre de 2013, após a Jornada Mundial da Juventude, que aconteceu aqui no Rio de Janeiro com o Papa Francisco. Minha vida desde então mudou radicalmente e só tenho a agradecer a Deus as bençãos recebidas.
No primeiro semestre foi bem difícil me adaptar a rotina da faculdade porque os horários eram bem irregulares, então tive que aprender a pegar o ônibus no horário certo e calcular o tempo até chegar a faculdade. Também tive que programar minha alimentação, fazer minhas horas de estudo, me organizar e o principal: me adaptar as facas utilizadas nas aulas práticas. Foi bem engraçado esse período porque tive que ter domínio para manuseá-las, aprender os novos cortes e me adaptar aos professores. Foi muito aprendizado adquirido nesse semestre, sem falar nas amizades que fiz e que duram até hoje.
Já no segundo período tive mesmo o contato com a cozinha diretamente, foi quando aprendi as técnicas da cozinha, aí aprendemos a identificar o ponto da carne, a saber a temperatura correta de fritura ou cozimento pra cada alimento em determinada preparação.Também tive nesse período aulas de confeitaria, me descobri nesse mundo doce e cheio de açúcar, aprendi as definições pra cada doce e o que acontece numa simples fermentação de um pão, umas das melhores matérias que já tive.
Cozinha Regional Francesa foi a disciplina que mais exigiu de mim e dos meus colegas de turma, mas agradeço a ela pela experiência adquirida, muitos detalhes e muita atenção que foram cobradas, mas com certeza valeram a pena. Nunca  pensei que iria dizer isso, mas amei ter estudado matemática em Custos de Restaurantes, tive uma visão de negócio que me ajuda até hoje, esse terceiro período foi muito bom.
Marketing em Restaurante, Cozinha Brasileira e Cozinha Mediterrânea foram as matérias que mais gostei no quarto período, pratos deliciosos, descobrir a origem e história dos pratos foi fascinante.Também fiz um trabalho no qual eu e mais 4 pessoas teríamos que criar uma sobremesa com arroz e feijão, foram muitas descobertas de novos sabores, texturas e aromas, trabalho mais que prazeroso.
Agora já na reta final da faculdade, ou seja, o último período, estou neste momento relembrando os momentos felizes que passei e os desafios que venci, realmente, tudo valeu a pena. Estou amando a Cozinha de Tendências e a Cozinha Contemporânea, pratos lindos e extremamente saborosos, disciplinas que exigem todas as técnicas apendidas ao longo do curso.Citei algumas disciplinas que mais me marcaram, e as que aqui não estão também tem o mesmo grau de importância, não dá pra citar tudo se não a postagem vai ficar enorme. rsrsrs
Foram muitas as oportunidades que tive na faculdade, como trabalhar no coquetel para o Comitê Rio 2016, participei de fóruns de Gastronomia na UFRJ, estive com um dos melhores chefs do mundo, o Alain Ducasse, desenvolvi e estou desenvolvendo meu blog e minha marca, tantos outros acontecimentos bons que aconteceram e que ainda vão acontecer na minha vida. Agradeço a Deus, a meus professores pelos ensinamentos compartilhados, aos amigos que fiz, aos amigos professores, aos que me incentivaram, aos que me ajudaram de algumas forma, aos meus pais, amigos e família.
A minha história está apenas começando e essa é apenas uma parte dela, e vocês fazem parte disso.

beijos e abraços, até mais!

Comentários

4 Comentários

  1. 19 outubro 2015

    🙂 Sempre torcendo por você e morrendo de vontade de fazer uma degustação gourmet…

  2. 20 outubro 2015

    Muito Obrigada Taís, fico muito feliz em saber disso. 😉 É só vir aqui no Rio. 😉

  3. 2 novembro 2015

    Adorei os biscoitinho no evento! quero receitass!!! boa sorte com a facul!
    beijos

  4. 9 novembro 2015

    Realmente isso tudo é só o início!!! Que venha muita prosperidade e sucesso!!! Vc ainda tem muito o que brilhar. O caminho não é fácil, então seja perseverante e tenha fé. Bjs

Escreva um Comentário

Seu email não será publicado ou compartilhado. Os itens com * são obrigatórios (:



Ana Luiza

Ana Luiza

Cozinho para a felicidade, sou Ana Luiza Beniz. Carioca, Cozinheira, Confeiteira e Blogueira de Gastronomia.